Transplante de Pâncreas

Acompanhe o TP

Diabetes Tipo I

Retinopatia Diabética: Causas, Prevenção e Tratamento

Data de Publicação: 28/05/2012

Fonte: National Diabetes Information Clearinghouse   

A retinopatia diabética é uma das complicações do diabetes que causa problemas no olho.··.



PREVENÇÃO

  • Mantenha sua taxa de glicose do sangue e pressão arterial o mais próximo das taxas normais.

  • Vá ao médico oftalmologista ao menos uma vez ao ano. Faça um exame de mapeamento de retina também no mínimo uma vez ao ano, mesmo que sua visão esteja bem. O oftalmologista usará colírios para fazer a parte preta de seus olhos (pupilas) dilatarem. Este exame permite que o oftalmologista visualize a parte traseira de seu olho. Encontrar problemas no olho precocemente e começar o tratamento ajuda a impedir que problemas mais sérios se agravem.

Olho Dilatado

Olho Normal


  • ·Se você for ficar grávida e tiver diabetes, faça acompanhamento com seu oftalmologista no mínimo os três primeiros meses.

  • Se você estiver planejando ficar grávida, procure seu oftalmologista para avaliar o estado em que se encontra sua retina. A gravidez pode agravar problemas de retina já existentes se não for feito o acompanhamento.

  • Não fume.



Como o diabetes pode prejudicar meus olhos



A glicose elevada no sangue e a pressão arterial alta no portador de diabetes podem afetar as seguintes partes do seu olho:


1. Retina: A retina é o fundo do olho. O trabalho da retina é permitir a entrada de claridade (luz) no olho
2. Vítreo: O vítreo é um líquido gelatinoso que enche a parte traseira do olho.
3. Cristalino: O cristalino está na parte dianteira do olho. Focaliza a luz na retina
4. Nervo ótico: O nervo ótico é o nervo principal que liga o olho ao cérebro.


Como o diabetes pode afetar a retina de meus olhos?

Os danos na retina acontecem lentamente. Sua retina têm uns pequenos vasos sanguíneos que são fáceis de danificar. A alta taxa de glicose do sangue e a pressão arterial alta por muito tempo podem danificar estes pequenos vasos de sangue.

Primeiramente, estes pequenos vasos de sangue incham e enfraquecem-se. Algumas vasos de sangue então se tornam obstruídos e não se enchem de sangue completamente. No início, você pode não ter nenhuma perda de visão com estas mudanças. É por isso que você necessita fazer um exame de fundo do olho uma vez por ano mesmo que sua visão pareça estar muito bem.

Um de seus olhos pode ser danificado mais do que o outro. Ou ambos os olhos podem ter a mesma quantidade dos danos.

Retinopatia diabética é o termo médico para o mais comum dos problemas do olho do portador de diabetes.

O que acontece quando os problemas da retina causados pelo diabetes se agravam?

Quando os problemas da retina causados pelo diabetes começam a se agravar, crescem novos vasos de sangue no fundo do olho, essas novos vasos são fracos. Rompem-se facilmente e deixam escapar o sangue no vítreo do seu olho. O sangue que escapa impede a luz de alcançar a retina.

Você pode ver pontos flutuando ou a escuridão quase total. Às vezes o sangue pode sair do vítreo. Então se este não se absorver sozinho você pode necessitar fazer uma cirurgia para removê-lo.

Após alguns anos, os vasos de sangue inchados e fracos podem formar no tecido uma cicatriz e puxar a retina descolando-a da parte traseira do olho. Se a retina se descolar você pode ver pontos ou luzes flutuando.

Você pode sentir como se uma cortina fosse puxada do que você está olhando. Uma retina descolada pode causar a perda da visão total ou parcial, permanente ou temporária levando á cegueira, caso não se procure o tratamento.

Procure seu oftalmologista se você estiver tendo quaisquer problemas da visão ou se você tiver uma mudança repentina em sua visão.······.





Que posso eu fazer para evitar os problemas da retina causados pelo diabetes?



Primeiramente, mantenha sua glicose no sangue e pressão arterial controlada.

Seu oftalmologista pode sugerir o tratamento a laser, que é quando um feixe luminoso é apontado na retina do olho danificado. O feixe cauteriza as veias de sangue antes que vazem ou mesmo quando houve apenas um pequeno sangramento. Pode evitar que o sangue e o líquido vazem no vítreo. O tratamento a laser pode evitar ou retardar a perda da visão.

Se ocorreu um grande vazamento (hemorragia) de sangue no seu vítreo e sua visão foi comprometida seu oftalmologista pode sugerir que você faça uma cirurgia chamada vítrectomia. A vitrectomia remove o sangue e os líquidos do vítreo de seu olho. O líquido limpo é colocado então de volta no vítreo A cirurgia pode fazer sua visão retornar.
Uma inovação no tratamento da Retinopatia Diabética é a injeção intra-vítrea de medicamentos anti-angiogênicos e de corticóide, que têm por objetivo melhorar a visão do paciente, através da absorção dos fluidos que se depositam na região de melhor visão, que é a mácula, local onde o laser não pode atuar, devido à formação de cicatrizes, e, consequentemente, sequelas visuais. Trabalhos recentes têm mostrado excelentes resultados e novas perspectivas em termos de melhora da visão e qualidade de vida estão por vir.

Como eu sei se eu tenho danos na retina causados pelo diabetes?


Você pode não ter nenhum sinal de danos na retina ou pode notar um ou mais sinais:

  • Visão embaçada ou em dobro

  • Anéis, luzes piscando, ou pontos em branco.

  • Pontos escuros ou flutuando

  • Dor ou pressão em um ou ambos os olhos

  • Dificuldade de enxergar ou piora da visão

Normal

Embaçada


Se você tiver danos na retina causados pelo diabetes, você pode ter a visão embaçada ou em dobro.



Que outros problemas no olho o diabetes pode causar?


O diabetes pode causar outros dois problemas na visão, catarata e o glaucoma. As pessoas sem diabetes podem ter estes problemas no olho. Mas as pessoas portadoras de diabetes têm mais frequentemente e em uma idade mais nova:

  • A catarata é uma nuvem que se forma sobre o cristalino do seu olho. O cristalino focaliza a luz na retina. Uma catarata faz tudo que você olha parece nublado. Você necessita de cirurgia para remover a catarata. Durante a cirurgia seu cristalino é removido e substituído por uma lente plástica, como uma lente de contato, no entanto colocada dentro. A lente plástica ficará permanente em seu olho. Após a cirurgia da catarata você vê claramente outra vez

  • O glaucoma é um problema causado pelo aumento da pressão do olho. Com o tempo, esta pressão alta danifica o nervo principal do seu olho -- o nervo ótico. Um dos danos causados por isso é que você para perder a visão lateral do seu olho. Tratar o glaucoma geralmente é simples. Seu oftalmologista lhe dará colírios específicos para serem usados diariamente para baixar a pressão em seu olho. Ou seu oftalmologista pode querer fazer uma cirurgia a laser




Fonte: National Diabetes Information Clearinghouse


 

 

Tradução: Equipe Transplante de Pâncreas

 

 

 



Veja mais

Diabetes Tipo I

im Principais Sintomas do Diabetes
im Fatores de Risco para o Diabetes
im Complicações do Diabetes - Abordagem Geral
im Nefropatia Diabética: Manifestação, Prevenção e Tratamento
im Complicações do Diabetes: Saiba mais sobre Neuropatia Diabética