Transplante de Pâncreas

Acompanhe o TP

Diabetes Tipo I

Fatores de Risco para o Diabetes

Data de Publicação: 28/05/2012

Fonte: Mayo Clinic   

Não há muitos fatores de risco conhecidos para diabetes tipo 1, embora os investigadores continuem a encontrar novas possibilidades. Alguns fatores de risco conhecidos incluem:

  • A história da família. Qualquer um com pai ou irmão com diabetes tipo 1 tem um risco ligeiramente aumentado de desenvolver a condição.

  • Genética. A presença de determinados genes indica um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 1. Em alguns casos - geralmente através de um ensaio clínico - o teste genético pode ser feito para determinar se alguém que tem uma história familiar de diabetes tipo 1 tem um risco aumentado de desenvolver a condição.

  • Geografia. A incidência de diabetes tipo 1 tende a aumentar à medida que você viaja para longe do equador. As pessoas que vivem na Finlândia e na Sardenha têm a maior incidência de diabetes tipo 1 - cerca de duas a três vezes mais do que as taxas nos Estados Unidos e 400 vezes mais do que pessoas que vivem na Venezuela.

Possíveis fatores de risco para diabetes tipo 1 incluem:

  • Exposição viral. Exposição ao vírus de Epstein-Barr, vírus Coxsackie, vírus da papeira ou citomegalovírus podem desencadear a destruição autoimune das células produtoras de insulina, ou o vírus pode infectar diretamente as células produtoras de insulina.

  • Baixos níveis de vitamina D. Pesquisas sugerem que a vitamina D pode proteger contra o diabetes tipo 1. No entanto, o consumo precoce de leite de vaca - uma fonte comum de vitamina D - tem sido associado a um risco aumentado de diabetes tipo 1.

  • Outros fatores dietéticos. Omega-3 e ácidos graxos podem oferecer alguma proteção contra o diabetes tipo 1. A água potável que contenha nitratos pode aumentar o risco. Além disso, o momento da introdução de cereais na dieta de um bebê pode afetar seu risco de diabetes tipo 1. Um teste clínico descobriu que entre as idades de 3 e 7 meses parece ser o momento ideal para a introdução de cereais.

Alguns outros possíveis fatores de risco incluem se sua mãe era mais jovem que 25 anos de idade quando deu à luz a você ou se sua mãe teve pré-eclâmpsia durante a gravidez. Ter nascido com icterícia é um fator de risco potencial, como ter passado por uma infecção respiratória depois que você nasceu.




Tradução: Equipe Transplante de Pâncreas

 

 

Veja mais

Diabetes Tipo I

im Principais Sintomas do Diabetes
im Complicações do Diabetes - Abordagem Geral
im Nefropatia Diabética: Manifestação, Prevenção e Tratamento
im Complicações do Diabetes: Saiba mais sobre Neuropatia Diabética
im Retinopatia Diabética: Causas, Prevenção e Tratamento