Transplante de Pâncreas

Acompanhe o TP

Depoimentos

Uma Linda História de Mãe Doadora

Data de Publicação: 09/05/2014

Fonte: Transplante de Pâncreas   
Autor: Transplante

 

O médico a chamou de lado e diagnosticou:

- Seu filho está muito fraco e não vai aguentar um transplante duplo!

Dona Lindaura lembrou que já havia se oferecido para ser doadora, mas a outra equipe alegou que ela poderia vir a ter falência renal no futuro e por isso não viabilizou a doação.

Márcio passou três anos na fila de espera para o transplante duplo no Hospital do Rim e durante este tempo seu quadro de saúde foi se agravando dia-a-dia. Ele fazia hemodiálise em sua cidade, Sinop - MT, mas nos dias em que tinha consulta, pegava um ônibus até Cuiabá, que fica há cerca de 500km, depois era obrigado a esperar até 4 horas por um voo para São Paulo e após a consulta voltava para sua cidade no mesmo dia.

Por fim, quando seu peso já havia passado dos habituais 57kg para mais de 80kg (retenção de líquido), sua mãe resolveu alugar um quarto em São Paulo, pois segundo o que foi informada pela secretária de equipe do Hospital do Rim, ele já estava em terceiro lugar na fila para o transplante duplo.

As despesas eram altas, mas seu filho não era chamado...

Um dia, conversando com um enfermeiro do Hospital onde fazia hemodiálise, o Hospital Cruz Azul, ela ficou sabendo da Casa de Apoio da APAT. Procurou a coordenadora, mas não havia condições de receber pacientes de outra equipe devido à escassez de recursos da Casa.  Somente pacientes da equipe HEPATO, cujos médicos são os principais mantenedores da Casa.  “A senhora pode passar por consulta e explicar o seu caso, quem sabe... “, explicou Andréa, coordenadora da Casa.

Dona Lindaura descobriu que, além de poder mudar de equipe para poder ficar na Casa gratuitamente, seu filho iria continuar na mesma posição na fila única da Secretaria de Saúde para o transplante duplo rim e pâncreas!

Mas o Márcio não estava em condições de fazer o transplante duplo, ele não suportaria a cirurgia.

Na verdade, Dona Lindaura nunca havia feito exames para analisar se poderia ser doadora ou não e os resultados mostraram que ela era compatível e apta!

Um sucesso!

Mario ficou forte como há muito tempo não acontecia e voltou à Casa de Apoio depois de dois anos após receber o rim da mãe, apto para o transplante de pâncreas após rim.

Quanto à Dona Lindaura, nunca teve sequer um resfriado após a doação...

Dizer que esta história de amor é uma história de mãe é redundância, mas fica aqui nossa homenagem a todas as mães!

Feliz dia das Mães!

 

Depoimento de Dona Lindaura
Click na imagem abaixo:



Foto:
Dona Lindaura
Dona Lindaura

 

 

 

Veja mais

Depoimentos

im Mulher que passou por dois transplantes relembra drama: 'Meu corpo não aguentava a hemodiálise'
im Carla Isolda, uma mãe vencedora
im Livia Ongaro - Transplante e Adoção - Uma história de superação e amor!
im O Milagre de um Casal de Transplantados de Pâncreas/Rim
im Ernandes, um bombeiro que venceu o diabetes