Transplante de Pâncreas

Acompanhe o TP

Notícias

Novo procedimento oferece esperança de melhora de gastroparesia em pacientes com diabetes

Data de Publicação: 06/04/2016

Fonte: Tiabeth.com   

A gastroparesia, uma complicação comum da diabetes que provoca náuseas e vômitos severos

Um novo procedimento médico oferece uma solução promissora para pacientes com diabetes na África do Sul que sofrem de gastroparesia – uma condição que pode causar náuseas e vômitos incapacitantes, que ocorrem quase que diariamente.

Deficiências e outras preocupações

Sistema Digestivo
Sistema Digestivo

Gastroparesia é uma complicação comum da diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2. Ela ocorre quando os músculos que controlam a ação do estômago tornam-se parcialmente paralisados.

Gastroparesia afeta a velocidade à qual os nutrientes se movem do estômago para o intestino, onde são absorvidos para a corrente sanguínea e distribuídos por todo o corpo.

Como resultado, os pacientes não absorvem adequadamente os nutrientes de sua dieta, o que pode causar uma série de deficiências e problemas de saúde relacionados.

Pela primeira vez em Joanesburgo, uma paciente com diabetes tipo 1 foi equipada com um novo dispositivo que estimula os músculos do estômago, de modo a permitir que os nutrientes passem para o intestino à uma taxa normal.

O dispositivo Enterra foi implantado durante um procedimento cirúrgico realizado pelo gastroenterologista especialista, Dr. Ismail Moola e pelo cirurgião geral, Dr. Barbaro Monzon no Netcare Sunninghill Hospital.

“A paciente, uma mulher de 47 anos com diabetes mellitus tipo 1, estava sofrendo de náuseas e vômitos extremos. Como resultado de estar incapaz de manter sua comida no organismo, ela não estava recebendo nutrientes suficientes de sua dieta. Isso comprometeu gravemente a sua saúde”, explica o Dr. Moola.

Colhendo os benefícios

“Para adicionar aos seus problemas, a paciente também tinha a função renal comprometida, após um transplante que fracassou há alguns anos, e atualmente faz uma diálise renal regular”.

Os dois médicos relatam que a paciente já está colhendo os benefícios.

“Antes da cirurgia, a paciente tinha perdido muito peso por causa de náusea persistente e vômitos. Com o implante gástrico Enterra, no entanto, a capacidade do seu corpo para absorver os nutrientes dos alimentos está melhorando aos trancos e barrancos, e é provável que isso irá otimizar sua saúde geral e bem-estar. Por outro lado, a redução destes sintomas representa uma melhoria real para sua qualidade de vida”, observa Dr. Moola.

“O esperado é que a paciente possa absorver nutrientes quando come normalmente, como a maioria dos pacientes que sofreram uma grande redução das náuseas e vômitos. A paciente que recebeu o implante Enterra que foi realizada no Netcare Sunninghill Hospital, afirmou que ela tem experimentado uma melhora drástica em seus sintomas”.

O novo dispositivo Enterra oferece aos pacientes uma solução muito menos intrusiva do que as opções cirúrgicas anteriores. No passado, os pacientes com gastroparesia seriam equipado com tubos de alimentação conectados diretamente no intestino ou um marcapasso gástrico.

Sintomas da gastroparesia

Gastroparesia é mais comum em pessoas com diabetes, mas também pode afetar pessoas com doenças do tecido conjuntivo, doença de Parkinson, pseudo obstrução intestinal crônica e certos distúrbios psicológicos.

“Os sintomas de gastroparesia incluem náuseas, vômitos, inchaço e distensão gástrica. Em casos graves, leva à desidratação, insuficiência nutricional e mau controle glicêmico”, explica o Dr. Moola.

 

http://www.health24.com/

Veja mais

Notícias

im Transplante de pâncreas cura diabetes tipo 1
im Dez anos curado da diabetes tipo 1
im Transplante de pâncreas acaba com 41 anos de diabetes
im Diabetes, nefropatia diabética e microalbuminúria
im Chris Schuch – Livre da insulina após transplante de células do pâncreas