Transplante de Pâncreas

Acompanhe o TP

Notícias

Novo dispositivo evita amputações em pessoas com diabetes

Data de Publicação: 12/09/2014

Fonte: Tiabeth   

Um dispositivo semelhante a balança poderia conter a onda de pacientes que perdem os seus membros, como resultado de diabetes, os pesquisadores disseram.

Um dispositivo semelhante a balança poderia conter a onda de pacientes que perdem os seus membros, como resultado de diabetes.

Especialistas desenvolveram um novo sistema de diagnóstico que pode detectar complicações relacionadas aos pés de diabéticos logo no início.

Os pesquisadores da London South Bank University (LSBU), disseram que 100 pessoas britânicas perdem um membro a cada semana, como resultado de complicações da sua diabetes.

Mas eles disseram que o novo dispositivo poderia fazer com que os problemas sejam detectados mais cedo, o que significa que os pacientes não terão de se submeter a agonia de amputação.

A ferramenta de diagnóstico, o teste de neuropatia sensorial periférica (PerSent), verifica o pé com o objetivo de observar as principais anomalias de pele e, usando o “mapeamento de pressão”, detecta a perda de sensação associada a ulceração.

Os resultados podem ser enviados para prontuário do paciente com o toque de um botão.

Os criadores esperam que o dispositivo seja utilizado em farmácias e casas de saúde para reduzir a necessidade da convocação de médicos especializados realizarem testes para neuropatia periférica – a condição que, possivelmente, pode levar a ulcerações e amputações de um membro.

Dr. Michelle Spruce, chefe do Departamento de Ciências no LSBU, disse: “Com os custos de tratamento da diabetes devendo atingir 17 bilhões até 2035, este novo equipamento pode promover significativa redução de gastos neste tipo de cirurgia para o SNS”.

“Esta extraordinária e muito necessária ferramenta de diagnóstico vai oferecer uma solução baseada na comunidade para um grande problema que afeta milhões de pessoas”.

“Como resultado, os assistentes clínicos serão capazes de testar pacientes com muito mais regularidade e de uma maneira mais confiável e rigorosa.

“Seu uso em lares também vai eliminar a necessidade de viagem até uma clínica para os pacientes ou médico de família”.

“Quanto mais cedo a neuropatia periférica for diagnosticada, menor a chance de desenvolver complicações graves mais tarde”.

“No geral, este equipamento bastante acessível terá um efeito dramático sobre a qualidade de vida e a independência de muitos portadores de diabetes e de obesidade, bem como proporcionará benefício econômico claro para os profissionais de saúde em todo o mundo”.

 

Fonte: http://www.cairnspost.com.au/

Fonte da publicação: http://www.tiabeth.com

Veja mais

Notícias

im Transplante de pâncreas cura diabetes tipo 1
im Dez anos curado da diabetes tipo 1
im Transplante de pâncreas acaba com 41 anos de diabetes
im Diabetes, nefropatia diabética e microalbuminúria
im Novo procedimento oferece esperança de melhora de gastroparesia em pacientes com diabetes