Transplante de Pâncreas

Acompanhe o TP

Depoimentos

Depoimento de uma Ex-Diabética

Data de Publicação: 12/08/2013

Fonte: Transplante de Pâncreas   
Autor: Ana Guenês

Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com o diabetes:

Descobri que era diabética aos 11 anos. Lembro-me que começei a sentir muita sede, urinar bastante, sentir muito cansaço e a perder peso muito rápidamente. Minha mãe, desconfiada, me levou ao médico, que logo solicitou exames. O resultado...?? Diabetes Mellitus. Taxa de glicose em jejum 535 mg/dl e HbA1c 16,8. Fiquei internada e desde então comecei a tomar as injeções de insulina.

No começo o tratamento era feito com NPH + Glifage + dextros + dieta + exercícios físicos. Apesar dos cuidados, tinha muitas hipoglicemias causadas pelos picos de insulina NPH e em seguida ocorriam hiperglicemias por causa da quantidade de carboidratos que ingeria para subir o nível de açúcar no sangue.

Não costumava falar muito sobre minha doença, apenas quando me perguntavam. "Quando as pessoas ficam sabendo que você é diabética, automaticamente querem controlar sua alimentação e sempre comentam das complicações que a doença causa".

Na adolescência foi mais difícil ainda. Não queria fazer exames, ir ao endocrinologista, participar dos grupos de diabéticos juvenil e o pior, comecei a comer doces escondida.

Porém, aos 18 anos, mais consciente, comecei o tratamento com as insulinas lantus e humolog e aprendi a contagem de carboidratos.

Infelizmente, voltei a relaxar na dieta e passei a comer de tudo novamente. Após os exageros, tomava insulina humalog suficiente apenas para "cobrir os carboidratos".

Mas, foi aos 20 anos a pior fase do meu diabetes. Vivia descompensada e meus pés e pernas inchavam bastante. Foi, então, que desenvolvi um distúrbio alimentar chamado Diabulimia, passando dias sem a medicação e, quando tomava, aplicava sempre uma dose menor do que a necessária.

-Perdi peso e o resto da minha saúde...

Resolvi, então, retomar o acompanhamento com um endocrinologista e fiz, também, tratamento psicológico que ajudaram a voltar para a minha rotina.

A doença é cruel e descobri que alguns danos já estavam instalados. Estava com inicio de catarata e neuropatia!

Estava agora com 23 anos e passei a usar bomba de insulina para tentar melhorar o convívio com o diabetes.

Um novo problema surgiu: - comecei a ter problemas com hipoglicemias assintomáticas, ou seja, não sentia mais os sintomas de alerta.

Devido a um coma hipoglicêmico (minha glicemia ficou abaixo dos 30mg/dl), fui parar no Pronto Socorro e foi então que meu endócrino orientou-me a buscar uma equipe de Transplante de Pâncreas.

Pesquisei bastante e decidi pela equipe do Dr. Marcelo Perosa.

Na primeira consulta apresentei o encaminhamento do endócrino e tirei com ele todas as minhas dúvidas sobre o Transplante de Pâncreas Isolado. Decidi ali mesmo que iria fazê-lo.

Realizei todos os exames necessários e logo estava ativa na fila de espera. Após dois meses na fila, no dia 09/08/12, recebi uma ligação da equipe com a notícia de que havia um órgão pra mim! Transbordei de alegria! Despedi-me de todos na empresa e fui pra casa me preparar. Parecia que estava indo para uma festa...

A cirurgia foi realizada na madrugada do dia 10/08/12. Fiquei mais dois dias na UTI e com mais oito dias no apartamento tive alta hospitalar. No dia 19/08/12 eu já estava em casa!

A recuperação tem sido surpreendente, graças a Deus!!!

Agora, aos 24 anos, sou uma ex-diabética!


Quero agradecer primeiramente a Deus, depois à minha mãe - que sempre esteve comigo, aos familiares do meu doador, à minha família, aos amigos - em especial à minha amiga Regina que tem me acompanhado desde o começo deste processo, ao Dr. Marcelo Perosa e toda sua equipe - pessoas abençoadas que me proporcionaram uma nova vida e parabéns pelo empenho na busca da cura do diabetes!

Ana Guênes
Ana Guenês

 

Veja mais

Depoimentos

im Mulher que passou por dois transplantes relembra drama: 'Meu corpo não aguentava a hemodiálise'
im Carla Isolda, uma mãe vencedora
im Livia Ongaro - Transplante e Adoção - Uma história de superação e amor!
im O Milagre de um Casal de Transplantados de Pâncreas/Rim
im Uma Linda História de Mãe Doadora