Transplante de Pâncreas

Acompanhe o TP

Artigos

A saúde emocional também é importante!

Data de Publicação: 12/12/2013

Fonte: Health y Transplant   

 

Enquanto cuida de saúde física, lembre-se também cuidar da sua saúde emocional.
Cada pessoa tem uma experiência diferente. Algumas pessoas que estão se preparamdo para o transplante podem sentir tristeza, culpa, sensação de perda, medo, ansiedade e raiva. Você pode sentir oprimido. Outras pessoas experimentam sentimentos positivos como uma esperança renovada, emoção e gratidão. Você pode ter uma mistura de sentimentos e emoções.

Todos esses sentimentos são normais. Não é necessário que essas sensações tenham sentido, mas é importante reconhecê-las.

Como você pode controlá-las? Comece por concentrar suas forças e procurar apoio. Sinta-se livre para expressar seus sentimentos a alguém que você confia. Talvez o fato de traduzir seus sentimentos em um diário pode ajudar a controlá-los. Relaxamento é uma outra estratégia para lidar com sentimentos e emoções. Algumas pessoas gostam de se sentir no controle das situações. Tomar medidas para se sentir mais forte e aprender sobre o que esperar e assim recuperar um sentido de controle. Torne-se seu próprio advogado. Peça explicações de coisas que não entende. Seja um participante ativo no seu cuidado.

Tenha expectativas realistas. Uma maneira de reduzir o estresse e os sentimentos negativos é estabelecer metas e expectativas realistas. Note que o transplante pode não retornar automaticamente a vida que tinha antes. Contratempos, atrasos e surpresas podem se tornar uma parte regular de controle da doença e do transplante. Mesmo o melhor plano pode precisar se adaptar às situações imprevistas. Portanto, seja flexível e paciente.

Planejar o futuro, mas viver o presente. Finalmente, continuar suas atividades habituais e tentar aproveitar a vida.

 

 

Veja mais

Artigos

im  Transplante de Rim Intervivos com Doação Renal Pareada
im O Médico Transplantador
im Não Desista!!!
im Transplante de Rim Intervivos com Doação Renal Pareada
im Equipe HEPATO Reduz Tempo na Fila de Espera para Transplante de Pâncreas-Rim